"... muitas das opções que marcam a vida dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica no vocabulário, nos símbolos, nas atitudes e na postura, são, de forma indelével, opções de cariz religioso"
José Jacinto Pereira in "O Benfica como Religião"

sábado, 24 de outubro de 2009

Mensagem do Presidente do Sport Lisboa e Benfica aos Benfiquistas

Foi com grande satisfação que li as palavras do Presidente do Sport Lisboa e Benfica proferidas na Casa do Benfica em Pataias.

Para quem está habituado a ver , pensar e respirar exclusivamente Benfica uma das coisas que me custou assistir nos últimos anos foi a aparição de denominações que nada têm a ver com a palavra Benfiquista. O mesmo digo sobre os atentados ao Símbolo Sagrado do Glorioso. A medida de proibir outras bandeiras na Catedral para além das do Benfica merece o meu aplauso e incondicional apoio. Lamentávelmente não é possível fazer o mesmo quanto às denominações.

Mais grave, porém, que as denominações é o espírito que move quem as usa. Assistem a mais jogos de outros clubes que do Benfica, leêm mais artigos sobre outros clubes que sobre o Benfica e, consequentemente, falam mais sobre outros clubes que sobre o Benfica.

Admito que, estratégicamente, esta atitude terá sido de alguma utilidade em determinada altura, mas os danos colaterais têm sido gravíssimos para o Benfica. O aumento de audiências e vendas por parte de outros clubes é um facto. Com a ânsia de dizer mal de outros acaba-se por os promover. Já diz o ditado : « não interessa que falem mal de mim, o que interessa é que falem ».

Atentai, pois, no que diz o Presidente do Sport Lisboa e Benfica :

(…)
Outros, por necessidade ou distracção, falam muitas vezes de nós. É sinal da nossa grandeza e do acerto das nossas opções. Nós não precisamos de falar dos outros, não precisamos seguir exemplos ou iniciativas que outros fizeram ou de nos lamentar pelo que deixamos de fazer. Sabemos para onde queremos ir e o que devemos fazer para lá chegar.(…)

Ser Benfiquista, hoje, é ter o privilégio de pertencer a um clube prestigiado, com mais de um século de história, que assume a responsabilidade de liderar pela acção, liderar pela inovação, liderar pela mobilização que conseguimos imprimir.

Ser Benfiquista, hoje, é olhar para o futuro com confiança, é sentir como de cada um o destino de todos. É termos orgulho no que fizemos, no que estamos a fazer e em tudo aquilo que está projectado para o futuro.

Devemos celebrar a nossa história, porque ela é a nossa identidade, porque o nosso presente reflecte o nosso passado. Mas não se enganem, temos de olhar a nossa história não apenas como algo que se herda, mas como algo que se conquista, que diariamente se renova. Só assim podemos continuar a crescer!

A nossa acção, aquilo que cada um de nós faz é reflexo daquilo que cada um de nós é.
(…)
(ler discurso na íntegra)

Palavra do Presidente !

Oremos por um momento:
Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes

Graças ao Glorioso !

Todo o ser que ama o Glorioso Benfica não pode almejar a outra denominação que a Sagrada que o Glorioso lhe deu : Ser Benfiquista.

Ser Benfiquista é inequívoco, quer dizer amor ao Benfica, quer dizer ter na alma a chama imensa, quer dizer Glória ao Benfica.

Outras denominações, por muita fé que contenham, nunca terão o mesmo significado e sempre serão menos que Ser Benfiquista .

Chegou a hora de parar de dar atenção a quem não a merece, de proporcionar audiências a quem, na realidade não as tem, de falar sobre quem não merece que se fale. Chegou a hora de concentrar toda a fé, toda a atenção, todas as palavras e actos no Glorioso Benfica.

Oh Benfiquistas, deixemos entrar em nós a Luz Gloriosa e purificadora. Deixemos os descrentes, corruptos e invejosos seguir o seu caminho em direcção às trevas.

Adoremos o Glorioso e digamos em uníssono :
Eu Sou Benfiquista e não menos que isso.

Que O Glorioso Benfica esteja convosco !

3 Comentários:

3 Gloriosas Estrelas disse...

Ele está no meio de nós, Amén caro Padre Inacius e felicitações pelo blog

Saudações Gloriosas

O Cigarrilha disse...

eheh está fabuloso este post

e o nome do blog também:)

saudações benfiquistas

Padre Inacius disse...

Benfiquistas,

Obrigado por visitar este humilde local de culto ao Glorioso Benfica.

Que a Luz Gloriosa vos ilumine

Enviar um comentário

Benfiquistas

Os Tomates do Padre Inacius © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO